Faça o pré-preparo: descasque e corte ½ cebola em pedaços grandes; lave, seque e debulhe as folhas de salsinha e de hortelã; lave e seque o limão.
No processador de alimentos, junte a carne, a cebola e bata até triturar bem. Acrescente a farinha de rosca, as ervas, o cominho, o sal, as raspas do limão, 1 colher (sopa) de azeite e bata novamente para formar uma massa lisa.
Para modelar as almôndegas: unte as mãos com azeite e modele bolinhas do tamanho das de pingue-pongue. Transfira para uma travessa e reserve.
Descasque e pique fino a cebola e o alho.
Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite, acrescente as almôndegas e deixe dourar por 5 minutos, mexendo a frigideira de vez em quando. Transfira as almôndegas douradas para uma travessa e mantenha a frigideira em fogo médio.
Regue com ½ colher (sopa) de azeite, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Junte o alho e mexa bem por 1 minuto. Adicione a água e misture raspando bem o fundo da frigideira para dissolver os queimadinhos – são eles que dão sabor ao molho. Junte o caldo do limão, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até ferver.
Volte as almôndegas à frigideira, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Desligue o fogo, adicione a manteiga e faça movimentos circulares com a frigideira. Não use uma colher, não vai funcionar – tem mesmo que fazer esses movimentos até a manteiga derreter e engrossar o molho. Misture as ervilhas e deixe descongelar no próprio calor da frigideira. Sirva a seguir com folhas de hortelã e salsinha.
Notas
se preferir, pique fino a cebola e as ervas e misture os ingredientes com as mãos – amasse bem e bata a massa contra a parede da tigela para ativar o colágeno da carne.