Com uma escovinha para legumes lave bem a casca dos limões sob água corrente. Descarte os cabinhos e corte 3 limões ao meio, no sentido do comprimento. Corte cada metade em quatro gomos, também no sentido do comprimento – cada limão deve totalizar 8 gomos. Com a ponta da faca, descarte os caroços de cada gomo.
Num pote com fechamento hermético, de boca larga e esterilizado, coloque os gomos de limão formando camadas e intercalando com o sal.
Esprema o caldo dos limões restantes e transfira para o pote, passando por uma peneira. Com uma colher, pressione delicadamente os limões dentro do pote – assim eles se acomodam melhor, liberam um pouco do próprio caldo e ficam imersos no caldo de limão.
Feche o pote e vire-o de cabeça pra baixo algumas vezes para dissolver o sal no caldo de limão. Atenção: o pote deve estar bem vedado. Mantenha o pote fechado em temperatura ambiente, de preferência longe do sol e repita este procedimento a cada dois dias, durante duas semanas no mínimo.
Após duas semanas, os limões estarão macios e o caldo da conserva ficará mais espesso e levemente opaco. Depois de pronta, mantenha a conserva na geladeira por até 3 meses – ela fica ainda melhor conforme o tempo passa.