1 xícara (chá) de polpa de maracujá (cerca de 3 maracujás)
⅔ de xícara (chá) de açúcar cristal
1 ½ xícara (chá) de água
1 pimenta dedo-de-moça
1 pitada de pó de café
1 pitada de sal
Instruções
Lave e corte a pimenta dedo-de-moça ao meio, no sentido do comprimento. Com a ponta da faca, raspe e descarte as sementes e pique fino as metades. Dica: para evitar acidentes com dedos apimentados nos olhos, passe óleo ou azeite nas mãos depois de cortar as pimentas — a capsaicina, substância responsável pelo ardor, é lipossolúvel. Depois, lave as mãos com sabonete para tirar o óleo.
Corte o topo dos maracujás e transfira metade da polpa (com as sementes) para uma panela média e a outra metade para o liquidificador.
No liquidificador, bata o maracujá com a água até triturar as sementes. Peneire o maracujá batido sobre a panela, raspando bem com uma colher para extrair todo o suco. Misture o açúcar, a pimenta picada, o café e o sal.
Leve ao fogo médio e, depois de ferver, deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, até engrossar — mexa de vez em quando com uma espátula de silicone para não grudar no fundo e nas laterais da panela. Para verificar o ponto: cubra as costas de uma colher com a geleia, espere alguns segundos e passe o dedo indicador, formando uma linha: a geleia deve estar na consistência de gel e não escorrer. O maracujá tem bastante pectina e fica mais consistente ao esfriar.
Com uma concha, transfira a geleia ainda quente para um pote de vidro esterilizado, deixando um espaço de cerca de 2 cm até a tampa sem preencher. Feche o pote com a geleia quente para formar vácuo.