1 ½ litro de caldo de galinha ou o caldo de sua preferência
1 folha de louro
croûtons ou pipocas para decorar
Instruções
Numa tigela, coloque as ervilhas e cubra com o triplo de água. Deixe de molho por cerca de 4 horas.
Depois de hidratar as ervilhas, aqueça o azeite em fogo médio numa panela grande. Quando esquentar, acrescente o bacon e vá mexendo até dourar. Retire com uma escumadeira e transfira para um pratinho.
Escorra as ervilhas. Na panela com a gordura do bacon, refogue a cebola picada em fogo baixo, mexendo bem para não queimar. (Cerca de 3 minutos.)
Quando a cebola estiver transparente, adicione as ervilhas à panela e refogue por 1 minuto. Acrescente o caldo, misture bem e, quando começar a ferver, baixe o fogo. Deixe cozinhar 15 minutos, com a panela tampada. Mexa de vez em quando até que a ervilha esteja macia. Desligue o fogo.
Quando o caldo esfriar um pouco, transfira para o liquidificador e bata até obter um creme liso. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor do caldo abra a tampa.
Volte o creme à panela, acrescente o bacon reservado e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, desligue. Verifique o sabor: ajuste o sal e tempere com pimenta-do-reino moída na hora. Sirva quente com croutons ou pipocas.